Centro de Formação da Vila apresenta programa de práticas inclusivas na educação com imersão em Portugal

  • A iniciativa tem como objetivo permitir a educadores conhecer especialistas de referência em educação inclusiva
  • Participantes poderão aprofundar conhecimentos sobre as diretrizes da pedagogia focada em práticas inclusivas nos processos de ensino e de aprendizagem

Com o intuito de aproximar educadores e docentes de experiências bem-sucedidas com educação inclusiva, o Centro de Formação da Vila organizou o programa “Portugal: Educação e Inclusão”. A iniciativa, que acontecerá em outubro deste ano, conta com uma semana de imersão no país europeu. A visita será coordenada por Marília Costa Dias, diretora pedagógica da Escola Viva, que conhece os especialistas cicerones da viagem e já teve oportunidade de observar de perto o impacto de suas pesquisas e assessorias ao sistema de ensino português. “Em Portugal, há uma cultura de inclusão bastante consistente, com diretrizes, leis e orientações do próprio governo que ajudam as escolas a transformarem o ambiente escolar em um local acolhedor, seguro e diverso”, diz.

O programa, realizado em parceria com a Vindas Educação, uma instituição portuguesa que desde 2009 atua para a construção de um futuro mais ético e sustentável para as novas gerações, se propõe a oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar os bastidores de escolas e demais organizações promotoras de inclusão educacional e social em Portugal e outros países europeus, interagindo com os seus alunos, professores e dirigentes. A imersão envolve conferências, dinâmicas de grupo, partilha de experiências e debates.

Durante a viagem, a formação reflexiva, com vistas ao desenvolvimento profissional, é intensiva e acontece o tempo todo: nas salas de conferência, no hall do hotel, durante as caminhadas e nas visitas históricas e culturais. Além disso, a imersão terá anfitriões altamente especializados em Educação Inclusiva e Inovação Pedagógica, o que inclui representantes da Vindas Educação, que são pesquisadores sobre formação de professores para a inclusão e promovem experiências de profunda imersão na educação portuguesa.

Para a coordenadora Marília Costa Dias, ter contato com a história e a cultura portuguesa, por meio de visitas a equipamentos históricos e culturais (como palácios, castelos, mosteiros, museus de arte e ciência e outros), traz uma compreensão mais contextualizada e situada da Educação no País. “Trata-se de uma oportunidade única de conhecer a organização do sistema educativo português, em particular da Educação Inclusiva. A imersão incluirá visitas a escolas públicas e privadas que permitirão conhecer algumas das suas opções político-pedagógicas para o suporte à aprendizagem e à inclusão de todos e de cada aluno”, afirma.

​​A imersão terá duração de uma semana e incluirá encontros com o Prof. Dr. David Rodrigues – diretor científico da Vindas Educação, Conselheiro Nacional de Educação, e Consultor da UNESCO, UNICEF e da Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos e Inclusão Social e Educativa, além do acompanhamento constante da Profa. Dra. Luzia Lima-Rodrigues, diretora executiva da Vindas Educação, doutora em Educação e membro do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, onde desenvolve e orienta investigação em Educação Inclusiva. A professora é, ainda, membro da comissão pedagógica da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, atuando na formação contínua de professores em contexto de escola, no campo da educação inclusiva, dos métodos ativos e das pedagogias expressivas.

Serviço

“Portugal: Educação e Inclusão”

Quando: de 12 a 18 de outubro.

Para mais informações, clique aqui.

Sobre a Escola Viva

A Escola Viva foi fundada há 50 anos com a missão de oferecer uma aprendizagem que estimula o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração para formar pessoas preparadas para o mundo imprevisível e complexo em que vivemos.  A instituição, que em 2020 passou a fazer parte da Bahema Educação, uma das principais empresas de educação privada do país, tem o propósito de oferecer educação de qualidade e atua com base em cinco valores: diversidade, excelência, sustentabilidade, ousadia e experimentação.

Sobre o Centro de Formação

O Centro de Formação foi fundado em 1980, junto com a Escola da Vila, com dois objetivos principais: formação continuada da equipe pedagógica e oferta de cursos para escolas públicas e privadas. Desde a década de 80, produz, compartilha e  dissemina reflexões e conhecimentos didático-pedagógicos derivados das contribuições da psicologia e pedagogia contemporâneas e das práticas desenvolvidas pelos profissionais da Escola da Vila. Nos últimos anos, com o grupo de escolas da Bahema Educação – Escola Parque, Fórum Cultural e Centro Educacional Viva (RJ), Escola da Vila, Escola Viva e Escola Mais (SP), Grupo Balão Vermelho (MG), Colégio Apoio (PE) e Escola Autonomia e Dual International School (SC), o Centro de Formação ampliou sua equipe de formadores e seu repertório de experiências e práticas.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 Fashion Like | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.