Cuidado bucal e autoestima: especialista revela impacto na saúde mental

Entenda a importância do sorriso na reabilitação emocional e conheça procedimentos inovadores

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a importância da saúde bucal para elevar a autoestima, reconhecendo que o sorriso pode influenciar significativamente o bem-estar emocional de uma pessoa. Nesse contexto, a odontologia tem se tornado cada vez mais interligada a outras áreas da medicina, como psicologia e terapia, para abordar integralmente as necessidades dos pacientes. 

De acordo com o Dr. Gustavo Belligoli, odontólogo especialista em Implantodontia, ortodontia e Harmonização Orofacial, dentistas costumam observar que alguns pacientes apresentam desconforto ao abrir a boca para uma simples consulta odontológica. Esse fenômeno se tornou tão comum, que a OMS considera o impacto da saúde bucal e da estética na vida das pessoas nos índices de qualidade de vida e autoestima. “A busca pela sensação de beleza e bem-estar é universal em todas as faixas etárias, refletindo diretamente na qualidade de vida”, diz.

Portanto, é cada vez mais comum a procura por tratamentos odontológicos que visam não apenas a saúde, mas também a melhoria da aparência. Estudos realizados em diferentes partes do mundo estão alinhados com essa tendência, demonstrando que indivíduos satisfeitos com sua imagem têm maior sucesso em seus relacionamentos, sejam eles profissionais, sociais ou amorosos.

Nesse contexto, o especialista, com uma visão ampliada sobre sua profissão, enxerga na odontologia uma poderosa ferramenta de resgate emocional e inclusão social. “Grande parte dos meus pacientes chega até mim enfrentando baixa autoestima, depressão e isolamento social. O sorriso, ou a falta dele, muitas vezes é o ponto central desses problemas”, afirma.

Em um relato marcante, o Dr. Gustavo compartilha a experiência de um paciente que encontrou na reabilitação do sorriso uma nova perspectiva de vida. “Entreguei um Protocolo de Branemark para ele e, ao vê-lo se emocionar quando se deparou com seu novo sorriso, compreendi a dimensão do meu propósito. Ele me revelou que, antes do tratamento, pensava em suicídio. Ao me assistir em vídeos nas redes sociais, encontrou esperança e decidiu marcar uma consulta. Hoje, sua vida mudou e ele enxerga o sorriso como uma fonte de alegria e renovação”, lembra.

Entre os principais procedimentos aplicados em sua clínica, destacam-se os alinhadores ortodônticos, como Invisalign e Angel, reconhecidos pela eficácia e discrição. Além disso, o Protocolo de Branemark, que oferece uma dentadura fixa sobre implantes em apenas três dias consecutivos, tem se destacado como uma solução rápida e eficiente para restabelecer a função mastigatória e a estética do sorriso.

Com um olhar humanizado sobre a odontologia, o Dr. Gustavo Belligoli reforça seu compromisso em levar saúdeautoestima e inclusão por meio da reabilitação do sorriso. “Acredito no potencial transformador da odontologia e na importância de disseminar informações que possam mudar vidas. Um novo sorriso pode representar muito mais do que a correção de problemas dentários; é uma oportunidade de resgate da autoconfiança e da felicidade”, conclui.

Sobre Gustavo Belligoli

O Dr. Gustavo Belligoli é odontólogo graduado pela UFMG e especialista em Implantodontia, Ortodontia e Harmonização Orofacial. Possui pós-graduação em prótese e oclusão, ortodontia e mestrando em Harmonização Orofacial pela European Face Institute do Porto- Portugal.

A abordagem do profissional é pautada no uso de técnicas e materiais de última geração, o que garante que aqueles que buscam seus serviços possam contar com o que há de mais avançado em termos de tecnologia e inovação.

Sua clínica disponibiliza espaços modernos e sofisticados para dar todo o suporte necessário a outros profissionais que desejam ter acesso a uma estrutura sofisticada e uma equipe aliada a técnicas avançadas.

Para mais informações, acesse o site doutorgustavo.com ou instagram.com/drgustavobelligoli.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 Fashion Like | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.