Saúde capilar: dicas e cuidados no verão

 

Para ter cabelos bonitos e saudáveis, na estação mais quente do ano, a Dra. Mariana Kessel indica dieta equilibrada e cuidados tópicos eficientes  

 

 

  Loiros, pretos ou ruivos. Os cabelos são essenciais no rosto humano. Além dessas cores, curtos, médios e compridos, se definem como os tamanhos escolhidos pelas pessoas, ao usá-los. Porém, para que sigam, sempre, bonitos e, acima de tudo, saudáveis, é preciso tomar alguns cuidados, a fim de evitar o ressecamento e, consequentemente, a queda.

 Para manter a saúde capilar, principalmente no verão, a Dra. Mariana Kessel oferece excelentes dicas, mas antes, fala da importância dos umectantes e de seu funcionamento momentâneo, além de dizer que uma dieta rica em antioxidantes e ácidos graxos não saturados e uma boa hidratação, fazem a diferença.

Vamos anotar?

  • Produtos de qualidade. Cabelos virgens funcionam melhor com os “leave-in” em creme, enquanto os quimicamente tratados, irão se favorecer dos óleos para que a umectação seja mais eficaz;

  • Aposte em Shampoos veganos e sem parabenos. Estes apresentam uma fórmula mais leve e agridem menos os fios durante a limpeza;

  • Evite deixar impurezas nos cabelos ou oleosidade excessiva. A falta de limpeza adequada da raiz dos fios, favorece dermatite seborreica e até, queda capilar;

  • Evite química sem necessidade neste período, pois os fios estarão mais expostos ao sol, mar e piscina. O dano causado pela descoloração e alguns procedimentos químicos, como alisamento, comprometem, ainda mais, a saúde capilar, machucando a cutícula dos fios. A perda de elasticidade e água se tornam difíceis de recuperar com exposição ao cloro e sal;

  • Cuidado com o dano térmico aos fios. Em temperaturas acima de 160°C, começa a haver desnaturação de proteínas, além da desidratação dos fios. Com exposição frequente às temperaturas, a quebra protéica é irreversível, porque os fios se transformam em elásticos e a ruptura, inevitável.

 

 Quanto à nutrição, a médica recomenda investir em alimentos que contém  betacaroteno, ferro, vitaminas antioxidantes e ácidos graxos poli-insaturados. “O que faz bem ao corpo, é essencial aos cabelos. Inclua vegetais, legumes coloridos, oleaginosas, cereais, frutas cítricas e avocado”, finaliza.

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