Eventos
CTN vai sediar 1ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas com entrada gratuita

Serão 10 quadrilhas competindo pelo título de campeã até 27 de julho
|
O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) em São Paulo vai ser palco de uma das maiores tradições das festas juninas do Nordeste. De 27 de junho à 27 de julho acontece a 1ª edição do Festival de Quadrilha Juninas em São Paulo. Com patrocínio da Toyota por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento é uma realização do CTN, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A competição que já é bem forte no São João do Nordeste chega à capital Paulista com a produção do CTN e de curadores especialistas das cidades que realizam o evento em Campina Grande e Caruaru.
O evento é gratuito e será realizado dentro de uma Arena Junina com mais 600 m², montada exclusivamente para a competição dentro do CTN. Dezenas de casais de grupos de São Paulo e do interior do Estado farão um desfile de muita beleza, cores, música, coreografias, efeitos especiais e muita alegria. A disputa acontece sempre aos sábados e domingos, a partir das 18h.
“A Toyota do Brasil tem orgulho de apoiar o Festival de Quadrilhas Juninas de São Paulo, uma celebração vibrante da cultura popular que conecta gerações por meio da arte, da dança e da tradição. Ao apoiar o Festival, a Toyota reforça seu compromisso com a construção de um futuro em que a arte, a inclusão e a economia criativa andam juntas; criando ‘Felicidade para Todos’ que é o nosso principal propósito”, afirma o gerente de Comunicação Institucional da Toyota do Brasil e diretor da Fundação Toyota, Otacílio Nascimento.
Competição
|
No CTN, o público vai poder assistir uma competição emocionante de quadrilhas que desejam o título de campeã. A disputa reúne um conjunto de critérios técnicos, tais como coreografia, evolução e figurino.
As 10 quadrilhas que fazem parte da competição vão disputar premiações em dinheiro que podem chegar até R$ 12.000, além de troféus de 1º, 2º e 3º lugar. Conheça os quesitos que serão avaliados pelos jurados durante a competição: temática, casamento, coreografia, evolução, harmonia, animação, figurino e repertório.
De acordo com Lima Filho, atual presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande e um dos organizadores e curadores do 1º Festival de Quadrilhas Juninas de São Paulo, a competição no Estado deve fomentar a cultura das juninas na região. “As festas juninas cresceram em São Paulo. Da mesma forma, também observamos o crescimento de quadrilhas no Estado. Acredito que o festival vai manter viva e acesa a paixão por essa tradição tão rica”, afirma Lima.
Tradição
Em 2024, as quadrilhas juninas foram reconhecidas pelo governo federal como manifestação da cultura nacional. Dança típica das festas de São João, as juninas têm suas raízes nos bailes europeus que chegam ao Brasil através das cortes portuguesas do início do século XIX.
Quadrilha vem da palavra francesa “quadrille”, uma dança composta por quatro casais. A partir daí, a dança foi se popularizando e incorporou elementos culturais e folclóricos brasileiros. O forró eletrônico, a fogueira e o casamento caipira são exemplos de inovações que abrasileiraram o gênero.
É no Nordeste que a tradição se finca e se torna um dos espetáculos mais populares do Brasil. Um “bailado” com dezenas de casais guiados por um roteiro de passos e movimentos dão o tom. Caminho da roça, cumprimentos, olha a chuva, damas ao centro, olha o túnel, olha a cobra, caracol são alguns desses movimentos.
Centro de Tradições Nordestinas
O 1º Festival de Quadrilhas Juninas de São Paulo acontece no Centro de Tradições Nordestinas, durante as festividades do São João de Nóis Tudim. O público poderá assistir as apresentações na Arena Junina que tem capacidade para 1000 pessoas. A entrada no festival é gratuita. Mas para acessar é preciso resgatar o ingresso exclusivamente pela plataforma Sympla. Os ingressos para todos os dias de evento já estão disponíveis e novos lotes são disponibilizados a cada 2 horas.
A organização do evento incentiva a ida ao local por meio transporte público. A estação de metrô mais próxima é o terminal Palmeira/Barra Funda. De lá é possível pegar uma linha de ônibus exclusiva 879A/10 que segue com destino ao CTN. Veículos por aplicativo ou táxi também são uma opção para garantir maior conforto e praticidade. O CTN possui estacionamento próprio, mas as vagas são limitadas.
Serviços
Evento: Festival de Quadrilha Juninas em São Paulo
Onde: Centro de Tradições Nordestinas (CTN), em São Paulo (R. Jacofer, 615, no bairro do Limão)
Quando: De 27 de junho a 27 de julho – aos sábados e domingos
Horário: Das 18h às 22h
Mais informações: www.ctn.org.br / (11) 3488-9400 / @ctnsp
Nota cedida por: Diego Antunes
Foto: Divulgação CTN
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site ZoomDaFama sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o ZoomDaFama no Instagram.

-
Famosos4 semanas atrás
Carol Peixinho e Thiaguinho celebram nascimento do primeiro filho, Bento
-
Entretenimento4 semanas atrás
Seara e Moana Hub: Uma Parceria de Sabor e Influência no The Town
-
Famosos4 semanas atrás
Faustão leva filha Lara Silva ao altar em casamento intimista com Julinho Casares em São Paulo
-
Carnaval RJ4 semanas atrás
Virgínia Fonseca é coroada Rainha de Bateria da Grande Rio em noite de emoção
-
Entretenimento3 semanas atrás
Influenciador Gordão da XJ celebra perda de 115 kg e anuncia cirurgia bariátrica
-
Noticias3 semanas atrás
Julliany Souza recebe nomeação ao Grammy Latino por “A Maior Honra”
-
Entretenimento4 semanas atrás
De “Mina Sensação” à autora: Kelinha mostra que o Sertão também escreve histórias
-
A Fazenda3 semanas atrás
Dudu Camargo vence prova e escapa da 1ª roça de A Fazenda 17