Culture
No Dia da Umbanda, o maior encontro de terreiros do Brasil levanta a voz contra a intolerância
Neste sábado, feriado de 15 de novembro, o Umbanda Rio volta a ocupar seu lugar de direito: o maior encontro de terreiros do Brasil. Uma celebração de fé, mas também um ato político contra o racismo religioso que insiste em ferir nosso povo.
Enquanto crescem os ataques a casas de axé, sacerdotes e praticantes, o Umbanda Rio reafirma o que sempre foi: um movimento de resistência. A partir das 12h, no Clube de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica, em Cascadura, milhares de pessoas se reúnem não apenas para festejar, mas para lembrar ao país que a Umbanda existe, resiste e não vai recuar.

A programação deste ano é uma explosão de cultura ancestral. Baque Mulher, Braguinha, Igor Benatti, Enzo Belmonte com seu show Meu Axé e os grandes ogãs e curimbeiros dos terreiros trazem a força dos atabaques, reafirmando uma musicalidade que não pode ser silenciada. A energia dos terreiros ecoa no Quintal do Ajeum com a gastronomia ancestral, e o Talk Show Literário coloca no centro autores e pesquisadores que lutam diariamente para preservar e registrar nossa história.
O Umbanda Rio não é um evento para “simpatizantes curiosos”. É um espaço de afirmação, pertencimento e cura. É um porto seguro para filhos de fé que enfrentam, todos os dias, ameaças, desrespeito e violência por professarem sua crença. É também um recado claro: não aceitamos apagamento, não aceitamos discriminação e não aceitamos ser reduzidos ao silêncio.

Idealizado por Pai Alex d’Oxalá, sacerdote da Fraternidade Aldeia Caboclo Pena Branca e ativista na luta pela liberdade religiosa, o encontro nasceu da urgência de proteger e valorizar as comunidades de terreiro. E cresceu. Hoje, recebe adeptos de várias cidades e de outros estados, se tornando uma trincheira contra o preconceito e uma celebração grandiosa da fé umbandista.
Mais uma vez, o encontro acontece em Cascadura, região que abriga inúmeras casas umbandistas e que sabe o peso, e o valor, de manter viva essa tradição. Em um país onde ainda há gente que tenta apagar nossa história, o Umbanda Rio grita mais alto.

Umbanda é fé. Umbanda é cultura. Umbanda é resistência.
E neste sábado, a resistência estará reunida.
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site FashionLike sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o FashionLike no Instagram.
-
Eventos3 semanas atrásPôr do Suel esgota ingressos no Rio e prepara noite inesquecível com pagode, emoção e grandes convidados
-
Televisão & Novela3 semanas atrásSBT celebra os 43 anos da estreia do programa ‘Viva a Noite’
-
Entretenimento3 semanas atrásTati Zaqui anuncia perda do 1º filho: “Maior e breve presente”
-
A Fazenda3 semanas atrásRayane revela como faturou R$ 80 mil em um único dia após assumir romance com Belo
-
Shows e Festivais3 semanas atrásReginaldo Sama grava o DVD “O Nordeste é Aqui” com participação de Lucy Alves e outros grandes nomes
-
Televisão & Novela3 semanas atrásZezé di Camargo grava ‘Natal é Amor’ com Paula Fernandes e Alexandre Pires no SBT
-
Entretenimento3 semanas atrásZé Felipe salva o filho de ataque de formigas durante passeio na Fazenda Talismã
-
Carnaval SP3 semanas atrásCorte do Carnaval SP 2026 é definida em evento na Fábrica do Samba

