Cigano Samires fala sobre costumes ciganos,espiritualidade e preconceitos

Cigano Samires recebeu nossa equipe para um bate papo leve e descontraído falando sobre seu povo, seus costumes e suas crenças. Em momentos de forte emoção o Cigano comoveu a todos ao falar sobre preconceito já vividos por simplesmente ser um “CIGANO”

Samires nasceu em uma carroça, seu parto foi feito pela sua avó, aos 8 anos de idade e teve seu primeiro contato com a espiritualidade, herança herdada de sua mãe.

“A espiritualidade dos ciganos é a liberdade”

[modula id=”3482″]

O dia 24 de Maio foi escolhido como o Dia Nacional do Cigano por ser o dia dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal dos ciganos. Porém nem todos os ciganos acreditam em Santa Sara

Saiba cinco das muitas tradições ciganas que têm conseguido resistir ao passar do tempo.

A Claromancia (leitura da mão) …

O casamento….

O ritual do lenço….

O respeito pelos mais velhos

A música, a dança e o canto.

 

Os ciganos prezam muito pela família, os mais velhos e as crianças. Ciganos Samires e casado com a Cigana Paula

[modula id=”3483″]

 

A maioria das pessoas associa o povo cigano à uma nação nômade, que vive viajando e assentando acampamentos em tendas.

“Isso foi uma realidade em tempos passados, mas atualmente cerca de 95% dos ciganos europeus possuem moradia fixa. A principal razão das constantes migrações do povo cigano é a falta de aceitação do grupo nos países e a tentativa de fugir do racismo e da marginalização sofrida por eles.”

Preconceito

Devido à grande preconceito que o termo cigano carrega dentro da Europa, foi determinado em um congresso realizado em 1971 que este grupo étnico passaria a ser respeitosamente classificado como Romani ou Roma. A palavra “Rom” significa homem na língua cigana, e por isso foi a palavra escolhida para denominar este grupo, esta terminologia foi aceita por toda a Europa, apesar de alguns grupos ainda preferirem o termo cigano. Já outros, defendem os novos termos, pois a palavra cigano já foi inclusive classificada como uma ofensa. No dicionário da língua romena, por exemplo, cigano quer dizer “pessoa com maus hábitos”, “pessoa da pele escura”.

Todos nós estudamos nas aulas de história sobre o Holocausto, dizimação do povo judeu. Entretanto, pouquíssimas pessoas sabe sobre o Porajmos, a dizimação do povo cigano. Desde que chegaram à Europa, o povo cigano sofreu perseguição, sendo escravizado na Romênia por mais 500 anos. Somente em 2015 o Parlamento Europeu passou a reconhecer o Porajmos como um genocídio na história da humanidade. O dia 2 de agosto, considerado o Dia da Memória do Cigano, é dedicado aos mais de 500 mil ciganos assassinados durante o Porajmos, data semelhante ao 27 de janeiro, Dia da Memória do Holocausto.

O povo cigano sofre até hoje muito com os efeitos da exclusão social, sendo comum encontrar grupos que vivem em situação de pobreza. Eles sofrem discriminação social nas mais diversas áreas: no emprego, nas escolas, para conseguir moradias e até para conseguir atendimento médico. Em alguns países, são inclusive impedidos de ter acesso à segurança social. No Leste Europeu, especialmente na Romênia, República Tcheca, Eslováquia e Hungria, as crianças ciganas são inscritas em escolas para crianças com necessidades especiais simplesmente pela sua etnia. Muitas famílias ciganas já foram desalojadas sem qualquer aviso prévia e em cidades mais conservadoras existem inclusive muros que separam os bairros ciganos dos não-ciganos. Por não possuírem um estado nacional, uma pátria que os represente, eles não têm a quem recorrer para defendê-los ou velar pelos seus direitos e interesses.

Cigano Samires recorda um triste fato que vivenciou aos 13 anos em frente ao circo de sua avo, quando brincava e sentiu o forte impacto de pedras em seu corpo. “Isso doeu Muito” recorda tentando segurar as lágrimas nos olhos.

Tamanho preconceito talvez seja um fato que muitos famosos escondem ser da origem cigana.

No Brasil temos famosos que ao contrários de muitos se assumem ciganos e sempre que podem exaltam seu povo. Exemplo: Benito de Paula (Cantor), Dedé Santana (Comediante \ Ator), Rosana (Cantora), Wagner Tiso (Compositor), Renato Teixeira (musico e compositor), Juscelino K.de Oliveira (falecido-Ex Presidente do Brasil), Washington Luís (Falecido Ex Presidente do Brasil), Zé Rodrix (Cantor).

Os países onde vivem o maior número de ciganos são os Estados Unidos (1.000.000), Brasil (800.000) e Espanha (710.000). No entanto, são em países como Sérvia, Bulgária, Eslovênia e Romênia é que se verifica a maior proporção de ciganos na população

Eles não formam um povo homogêneo, nem todos são nômades e nem todos falam romani. Podem ser ricos ou pobres, cristãos, mulçumanos e judeus. O que os constitui um povo é a sensação comum de não serem gadgés – como eles denominam os não ciganos

O que quer dizer Optchá na língua cigana?

“Muito usado na dança, como um grito de guerra, a expressão Optchá tem o mesmo significado de Bravo, Olé, Vamos, ou seja, um grito de força”, explica Cigano Samires

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 Fashion Like | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.