Limpeza a vapor: conheça os benefícios da técnica que está revolucionando a higienização de ambientes

A propagação de uma série de doenças está diretamente relacionada à falta de limpeza dos ambientes. Significa dizer que um espaço mal higienizado pode contribuir para o surgimento, ou até o agravamento, de inúmeras enfermidades. Segundo a International Sanitary Supply Association (ISSA), um asseio bem feito tem o poder de reduzir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns. Ou seja: limpeza, independente é fundamental para saúde.

Tendência nos últimos anos, o mercado de higienização a vapor consolidou-se após a pandemia de Covid-19. Trata-se de uma técnica de limpeza mais higiênica, econômica, ágil e ecologicamente correta, que se vale de altas temperaturas e utiliza equipamentos próprios para a completa desinfecção ou mesmo esterilização de ambientes. De residências a escritórios, passando por fábricas, hospitais e espaços públicos, o método é eficaz na remoção de sujeiras profundas, garantindo a eliminação de vírus, bactérias e fungos. 

“Dentre os inúmeros benefícios da higienização a vapor, podemos mencionar que, além de usar apenas 10% da água necessária, na comparação com métodos comuns de limpeza, ela também se vale de substâncias químicas biodegradáveis, como o ácido hipocloroso. Ele é 80 vezes mais eficaz que o hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como água sanitária”, explica Marcos Andreatta, CEO da Vipotech, empresa referência em tecnologia sustentável para higienização.

“É a mesma substância produzida pelos glóbulos brancos do corpo humano, para destruir microrganismos invasores. É um composto natural na limpeza de ambientes e no combate a uma série de doenças”, reforça. A engenheira química Karoline Melati endossa a eficiência do componente. “O que elimina os vírus, as bactérias e os fungos é o ácido hipocloroso”, garante. 

A higienização a vapor é versátil e pode ser utilizada em quase todas os lugares. Pode ser feita em amplos ou pequenos ambientes, sendo ideal para a remoção de sujeiras persistentes. Também é indicada para pessoas que sofrem de problemas respiratórios, como asmas, bronquites ou rinites. No entanto, para garantir a eficiência do método, é importante que a limpeza seja feita de forma regular usando componentes químicos comprovadamente seguros, como o ácido hipocloroso. 

“O ácido hipocloroso é industrializado e comercializado em diversos países, como Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Turquia e Japão. No Brasil, a fabricação e a venda foram possíveis após anos de pesquisas da Vipotech para estabilizar a reação química. Nasceu da nossa inquietação em propor uma solução eficiente voltada à assepsia e desinfecção, desenvolvendo produtos livres de álcool, óleos, sulfatos e outros componentes químicos tóxicos”, explica. “O ácido hipocloroso também não prejudica o meio ambiente, porque é biodegradável. É o futuro da desinfecção”, garante Marcos Andreatta.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 Fashion Like | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.